PT EN

Mais de 35 anos sendo referência no serviço de Logística Portuária Integrada

Triunfo Logística realiza Dia D – Campanha 5S em áreas operacionais

Com a união de seu corpo de gestão e diretoria, a Triunfo Logística visitou suas áreas operacionais para divulgar e ensinar sobre a metodologia 5S.

A Metodologia 5S propõe cinco iniciativas, ações que visam transformar o ambiente de trabalho. Ao fazer isso, entretanto, transforma também à atitude das pessoas com relação a esse ambiente, aos seus colegas e a si mesmas.

A campanha, realizada hoje, 06/07/2020, abrangeu as áreas do Almoxarifado e Oficina de Manutenção, Terminal São Cristóvão, Pátios da USLOG e Pátio 8/9, onde é realizado as operações de Ferro Gusa.

Lívia Nascimento, gerente de Infraestrutura e responsável pela execução da campanha explica a importância dessa atividade in loco:

“O objetivo principal é levar conhecimento, através da disseminação do conceito de 5S. Atualmente o SGI realiza auditorias mensais voltadas as normas, incluindo 5S e observamos que a maioria dos nossos colaboradores não conheciam e nem entendiam o porquê da coisa. Além de sentir o dia a dia dos nossos colaboradores, diretamente na operação.”

Lívia enfatiza que a educação é a melhor ferramenta para aprimorar os conceitos do 5S e alcançar os objetivos da empresa, através dos senso de Utilização, Organização, Limpeza, Autodisciplina, Saúde e Higiene e reforça:

“Trabalhar em um ambiente nas condições ideais, evita e reduz os riscos com acidentes/incidentes e proporciona um ambiente de trabalho feliz.”

Conheça o 5S:

5S é uma metodologia Japonesa que possibilita desenvolver rotinas que permitam uma maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, gerando a melhoria da competitividade organizacional.

A Metodologia é mais do que uma ferramenta administrativa. É uma proposta de reeducação, de recuperação de práticas e valores frequentemente esquecidos, mas certamente conhecidos e prezados por todos. De fato, as atitudes sugeridas pela metodologia parecem óbvias. Todos concordam que um ambiente sem entulho é mais agradável do que um local entupido de itens que mal sabemos para que servem. Ninguém questiona ser mais fácil trabalhar em um ambiente bem arrumado, do que em meio à bagunça. Conheça a seguir o significado de cada S.

1°S | SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO

2°S | SEITON – SENSO DE ORGANIZAÇÃO

3°S | SEISO – SENSO DE LIMPEZA

4°S | SEIKETSU – SENSO DE PADRONIZAÇÃO

5°S | SHITSUKE – SENSO DE AUTODISCIPLINA

Return to Top