PT EN

Mais de 35 anos sendo referência no serviço de Logística Portuária Integrada

Porto do Rio de Janeiro terá controle de acesso terrestre informatizado

Iniciou na última segunda-feira, dia 15/06, os testes de implantação do sistema de controle informatizado do acesso terrestre ao Porto do Rio de Janeiro. Com a nova tecnologia, o processo de permissão e o acesso de caminhões passará a ser automático, gerando eficiência a todos os envolvidos na cadeia logística do comércio exterior.

O sistema, chamado SGAD, que foi desenvolvido e doado pelas empresas arrendatárias dos terminais Triunfo Logística, MultiRio e ICTSI Rio por meio do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro (Sindoperj), foi validado e teve as regras de utilização definidas pela Companhia Docas do Rio de Janeiro.

Com a implantação da tecnologia, não haverá mais a necessidade do usuário ir até a sede da Guarda Portuária com diversos documentos para dar entrada no processo de permissão para acesso ao porto, sendo possível realizar virtualmente o envio dos documentos, sendo analisados pela Guarda Portuária,  e enviado ao solicitante, pelo próprio sistema a permissão.

Para Bruno Sá, CEO da Triunfo Logística, o novo sistema de controle trata-se de um enorme avanço e reforça o espírito de colaboração presente hoje com a Autoridade Portuária, conforme depoimento dado:

“As melhorias em curso trarão fluidez e rapidez ao fluxo de cargas, o que aumentará a qualidade do serviço prestado aos usuários”, ressaltou. Sá acredita que “a utilização de tecnologias como o QRCode contribuirá para o aumento da eficiência nos processos e rotinas de trabalho, proporcionando maior agilidade na operação portuária”

O novo sistema promete ser ainda melhor futuramente, trazendo a proposta de se tornar mais automatizado, utilizando câmeras com leitores de placa (OCR) integradas ao SGAD que farão a liberação de acesso sem a necessidade de intervenção humana. Dessa forma, a leitura de QRCode será feita apenas como contingência.

Return to Top