PT EN

Mais de 35 anos sendo referência no serviço de Logística Portuária Integrada

Nossa raiz: 15 anos de Ferro Gusa

Luiz Carlos, CEO da Link Logistic Group entregando homenagem pelos 15 anos de movimentação de ferro gusa à Mário Zam e Alexandre Lima

Enquanto a produção do ferro gusa é uma atividade do setor siderúrgico, a sua movimentação, voltada a exportação, fica a cargo da logística portuária, e vem sendo realizada com excelência no Porto do Rio de Janeiro pela Triunfo Logística.
Para atender com eficiência essa atividade, foi preciso, ao longo da história da empresa, um constante estudo de melhorias e adequações, para que fosse possível movimentar cada vez mais carga, atendendo navios cada vez maiores e com tempo cada vez menor.
A movimentação de ferro gusa pode então ser vista dentro da Triunfo Logística como uma atividade de constante
superação de desafios. Para termos uma ideia macro da atividade, podemos citar que do ano de 2004 ao ano de 2019 foram mais de 10 milhões de toneladas de ferro gusa movimentados. A demanda foi crescendo ao longo dos anos, mas o recorde veio ano passado, em que atingimos o total de mais de 1.450.000 toneladas operadas. E se o marco parece grande, o ano de 2020 chega com a expectativa de movimentar 2 milhões de toneladas e para atender uma demanda tão alta, a Triunfo Logística enfrentará  ovos desafios, como explica o diretor comercial Alexandre Lima.

“E agora vem esse ano com o desafio da expectativa de 2 milhões de toneladas a serem movimentadas. Receberemos navios ainda maiores, onde teremos que utilizar nossos próprios guindastes para realizar a movimentação, colocar guindaste em balsa. Será mais uma superação para passar esse ano e principalmente mais uma superação para essa atividade.”

O mercado de ferro gusa exige muita eficiência e rapidez nas decisões, o que fez da equipe de operadores da Triunfo Logística, um time altamente dedicado e apaixonado pelo que faz. E foi por esse trabalho eficiente que recebemos da empresa Link Logistic Group uma placa em homenagem aos 15 anos de exportação de ferro gusa via Porto do Rio de Janeiro e por tantas toneladas movimentadas ao longo desses anos, com agilidade e dedicação.
Sobre a equipe que opera a movimentação do ferro gusa e o trabalho entregue por eles, Alexandre não poupa elogios e reconhecimentos.

“A gente só consegue isso graças as pessoas que a gente tem. Os trabalhadores que a gente tem. Apesar da diretoria dar toda a condição para execução da atividade, investindo em pavimentação, em maquinário, treinamento, nós temos uma equipe boa, que conhecem bem o trabalho, e isso é o que nos dá segurança nos desafios a serem enfrentados pela frente.”

E a carga tão movimentada esse ano é também motivo de reflexão e análise na visão daqueles que a movimentam. O colaborador Sergio Augusto, que trabalha na Triunfo Logística desde 2015, fala com propriedade sobre o assunto:

“O gusa é algo profundo pois se não fosse a curiosidade do homem em desenvolver a expertise de criar agora e fundir os metais e criar suas respectivas ligas, estaríamos ainda na idade da pedra usando o sílex.”

Mas, indo além de uma análise técnica sobre o ferro gusa, Sergio também fala sobre o orgulho que sente trabalhando na sua movimentação:

“E ainda existe o lado humano de todos os dias estarmos juntos com os companheiros lutando para o desenvolvimento do Brasil e do mundo.”

E o que desejamos para 2020? Que a Triunfo Logística continue se superando, movimentando cada vez mais ferro gusa e criando novos marcos na história da logística portuária.

 

Return to Top